89 anos de uma mocidade alegre na esperança, forte na fé, dedicada no amor e unida no trabalho.
A União de Mocidade Presbiteriana (UMP) celebrou, entre os dias 16 e 18 de maio, seus 89 anos de fundação durante o Dia do Jovem Presbiteriano (DJP) 2025. O evento foi realizado na Igreja Presbiteriana de Cuiabá e reuniu jovens de diversas regiões do país.
A programação teve início na sexta-feira (16) com um culto de abertura. A celebração contou com louvor conduzido pela banda da UMP da IP Cuiabá e mensagem ministrada pelo reverendo Lucas Neves, que destacou a igreja de Tessalônica como referência para a juventude cristã. A liturgia foi conduzida pelo presidente da CNM, presbítero Jushab Melo, pela vice-presidente Centro-Oeste, Daniele Dias, pela secretária de eventos, Thays Cardoso, e pelo relator da Comissão Organizadora Local (COL), Cyro Takayama. Cerca de 150 pessoas participaram do culto.
Diferente dos anos anteriores, quando o DJP acontecia em formato reduzido no sábado, com oficinas à tarde e culto à noite, a edição de 2025 ampliou sua programação para três dias.






















No sábado (17), a programação começou à tarde com louvor dirigido pela banda Aviva e sequência de oficinas temáticas. Foram abordados os temas “Missões e Ação Social”, com a evangelista Cida Leal; “Tecnologia a serviço do Reino”, com o pastor Antônio Lucas; e “Serviço em família”, com o pastor Djaik Neves. A abertura da tarde foi conduzida por Beatriz Evangelista, secretária de Responsabilidade Social da CNM, e Jocyhane Silva, secretária da COL. Aproximadamente 200 pessoas participaram das atividades.
À noite, foi realizado o culto de gratidão pelos 89 anos da UMP. A mensagem foi ministrada pelo reverendo Herley Rocha, que abordou reflexões baseadas no tema do quadriênio. O momento de louvor ficou por conta da dupla Suylô. A liturgia foi conduzida por Daniele Macedo (vice-presidente Centro-Oeste), Wesley Calland (secretário de Educação Cristã) e Lucas de Oliveira (tesoureiro da COL).
O encerramento aconteceu no domingo (18), com participação na Escola Bíblica Dominical pela manhã e no Culto de Adoração à noite, às 18h30. A ministração da Palavra foi conduzida pelo pastor Antônio Lucas, que encerrou o evento com uma mensagem de esperança e compromisso com a missão cristã.
A organização do DJP contou com a participação da Comissão Organizadora Local, composta por Cyro Takayama (relator), Jocyhane Silva Aguiar (secretária), Lucas Alves de Oliveira (tesoureiro), Daniele Macedo (vice Centro-Oeste) e Thays Valim (secretária de eventos).
Durante o evento, foram prestadas homenagens ao reverendo Marco Sérgio, pastor titular da IPB Cuiabá, pelo apoio à realização do DJP, e ao pastor de jovens da igreja local, reverendo Lucas Neves, pelo suporte direto à organização. Também foram reconhecidas as contribuições do reverendo Herley Rocha e da dupla Suylô, parceiros constantes em projetos da UMP.
Além da programação presencial, a Confederação Nacional de Mocidade (CNM) lançou conteúdos especiais nas redes sociais, incluindo entrevistas com o presbítero Piragibe, integrante da Sociedade Interna na época da reorganização da UMP, e com o presbítero Nailton, ex-presidente da CNM. Também foi divulgada uma nova versão do hino 382 – Mocidade Presbiteriana, interpretada pela dupla Suylô, e uma mensagem especial do presidente da CNM, publicada no Instagram da UMP Oficial.
O DJP 2025 também se refletiu em mobilizações locais em todo o país. Durante o mês de maio, jovens presbiterianos realizaram atividades e ações sociais em suas igrejas e comunidades, celebrando o Dia do Jovem Presbiteriano e fortalecendo a unidade e o compromisso da juventude com o serviço cristão.